Ler o Conteúdo
Comentários –
Discussion –
Projeto de Tecnologia de Plasma
WASTE TO ENERGY – Tratamento do lixo para geração de energia limpa
Apresentamos abaixo projeto de tecnologia de plasma para transformar lixo em energia limpa.
Já temos a empresa estrangeira com know-how para construção de unidade piloto no Brasil (reator de plasma) e estamos disponibilizando a oportunidade para prefeituras e parceiros comerciais que queiram fazer parte de nosso projeto. Como por exemplo empresas administradoras de aterro sanitário, recicladoras, empresas de licenciamento ambiental, ou outro segmento especifico que tenha a necessidade de destino ecologicamente correto de lixo urbano, residencial, industrial, hospitalar, químico, tecnológico, metal mecânico, e tudo que contamina o meio ambiente.
PROJETO PLASMA – LIXO ZERO
Trata-se de um projeto relacionado eliminação ecologicamente correta de todo tipo de lixo derivado de grandes centros urbanos, rurais, fluviais, lacustre, oceânica, etc. Como por exemplo, toda forma de lixo residencial, industrial, hospitalar, tecnológico, veicular, aeronáutico, hidráulico, mecânico, pneumático, têxtil, vegetal, florestal, marinhos, químicos, petrolíferos, petroquímicos, carbonos, metais, lama com metais pesados, resíduos tóxicos, óleos, plásticos, restos de construção civil e tudo que se possa imaginar. Inclusive pode ser adaptado às usinas de carvão e outras unidades produtivas que geram algum tipo de lixo prejudicial à saúde ou não. Um detalhe importantíssimo, este processo de eliminação de lixo não produz cinzas com metais pesados ou fumaça toxica, como em muitos processos convencionais e já existentes. O projeto em questão já tem escopo completo com todos os custos de execução, tempo de implantação, materiais necessários, tecnologia envolvida, licenças de operação, etc. Encontra-se em fase final de análise de viabilidade de implantação em local a ser informado e buscamos recurso junto ao governo federal, instituições privadas, investidores, para implantação da unidade piloto. O tempo estimado de instalação é 18 meses e uma vez instalada a unidade piloto, o projeto se sustentará automaticamente visto que servirá de modelo para instalação de outras unidades em todo o território nacional, podendo também ser comercializada em outros países. A partir deste projeto, poderemos envolver diversos outros tipos de projetos que farão parte do processo, como por exemplo, a própria captação do lixo, fornecimento de energia para iluminação pública, energia para automóveis, e inúmeros outros negócios correlacionados. Importante observar que este tipo de tratamento do lixo já existe em alguns países desenvolvidos, porém é totalmente inovador no Brasil. O custo total do projeto irá variar de acordo com o tipo de lixo a ser tratado e tamanho da unidade a ser implantada.
VALOR TOTAL DO PROJETO: R$ 2 BILHÕES valor aproximado para implantação.
DESCRIÇÃO DO FUNCIONAMENTO DO PLASMA E PRODUTOS DERIVADOS
A área para instalação do reator de Plasma é algo em torno de 30 a 40.000/m2.
Mas isso é relativo, depende o lixo coletado e que será tratado.
Podemos por exemplo instalar um reator dentro de um aterro sanitário, em área de 15.000/m2
O ideal é termos uma reunião com o parceiro (prefeitura, investidor, político, seja quem for) para entender onde podemos chegar juntos, fazendo uma análise prévia do projeto onde vai ser instalado o reator.
O plástico vira cloro liquido
Metais pesados são tratados de acordo com a temperatura de fusão e viram lingotes
Podemos tratar todo tipo de lixo, que se transforma em gás e posteriormente cloro liquido.
Mas ainda, podemos mudar a entrada da planta e adéqua-la para:
Gasolina ou Hidrogênio
Podemos tratar até o lodo / chorume
O processo é a dissociação da molécula de carbono e hidrogênio a 2.000 graus
Nós utilizamos somente o carbono após a separação
Não queimamos, é decomposição da molécula
Reuniões podem ser agendadas com equipe técnica.
Fonte e Imagens: Westinghouse Plasma Corporation
RENTABILIDADE DO PROJETO DO PLASMA
Todas as margens de lucratividade serão discutidas somente após termos um escopo do tipo de lixo, volume, localização, tamanho da planta que será instalada, etc. Isso porque a área da planta pode variar drasticamente de acordo com alguns destes fatores.
É importante entender que não se podem estimar valores antes de se conhecer o tipo de material que iremos tratar e o volume.
Será criado uma SPE (empresa) para administrar toda a operação
– Participantes
– Concessão de 30 anos no mínimo
– Todos os termos relacionados à negociação
– Análise do lixo
– Contrato de manutenção
– Importação e/ou compra no mercado interno dos equipamentos
– Venda de energia para concessionárias
– Isenção devido ao “Lixo reverso” (sobre equipamentos eletrônicos importados)
– Isenção devido à energia limpa Credito Carbono
– Faturamento na venda de metais (matéria prima)
– Incentivos fiscais municipais, estaduais, nacionais.
– Participação na coleta do lixo em aéreas urbanas ou remotas.
– Possibilidade de montar a planta de aterro sanitário, reduzindo gastos com aquisição de equipamentos, caminhões, etc.
– Limpeza de áreas já degradadas.
– Franquias (unidades) para todo o país.
– Certificações internacionais possibilitando novas oportunidades de negócio.
– Projetos sociais.
– E inúmeros outros benefícios.
SPE: Sociedade de Propósito Específico (SPE) é um modelo de organização empresarial pelo qual se constitui uma nova empresa, limitada ou sociedade anônima, com um objetivo específico, ou seja, cuja atividade é bastante restrita, podendo em alguns casos ter prazo de existência determinado.
O investimento para implantação do projeto poderá ser obtido através subsidio do governo federal, fundos internacionais (BID), entidades ou empresas privadas, etc. Inclusive já temos uma empresa de investimentos estrangeira potencialmente interessada em investir no projeto, faltando apenas apresentar o plano de negócio para uma unidade especifica.
Todo o trâmite de negociação e implantação do projeto será conduzido pela Beautifulbrazil, em conjunto com a empresas parceiras.
Podemos enviar dossiê completo do projeto, comunicação mantida com o gabinete do Senador Jorginho Mello (atual Governador de Santa Catarina), gabinete do Ministro Marcos Pontes, embaixadas do Brasil no exterior, e outras entidades.
Estamos trabalhando junto ao governo federal, estadual e iniciativa privada para implantar o projeto em território nacional e a partir de agora vamos também disponibilizar a todos os municípios brasileiros que tiverem interesse.
Os números relativos a implantação do projeto terão que ser atualizados.
INTERESSADOS DEVERÃO FORNECER AS SEGUINTES INFORMAÇÕES:
1) Tamanho do projeto. Toneladas diárias de dejetos (lixo) a ser processado.
2) Tipo de dejeto (lixo): Trata-se de típico lixo municipal sólido ou outro (descrever)?
3) O projeto tem alguma especificação técnica, ambiental ou licença de construção preparada ou já aprovada e controle de uma localidade específica?
4) Qual seria sua proposta de interesse (Letter of Intent) cronograma/etapas, e exigências básicas restantes para receber comprometimento de financiamento?
5) Seria um projeto público ou privado, ou (descrever)?
6) Qual seria a posição de sua empresa (envolvimento ou relação)?
7) Garantia jurídica de exclusividade deverá ser fornecida à Beautifulbrazil para conduzir a comunicação, intermediação da negociação e conduzir a implantação do projeto junto com as empresas parceiras. Válida por 20 (vinte) anos.
0 comentários