[ngg...
Ler o Conteúdo
Comentários –
Discussion –
Festival de Pipas
O evento
A Beautifulbrazil tem o prazer de convidar a todos para o primeiro encontro internacional de construtores de pipas gigantes a ser realizado em Santa Catarina.
O evento contará com a presença de grupos e fabricantes de pipas de diversos países, e com o apoio da R-SKY.COM da associação Francesa de construtores de cerf-volant.
A origem das pipas
As pipas nasceram na China antiga. Sabe-se que por volta do ano 1 200 a.C. foram utilizadas como dispositivo de sinalização militar. Os movimentos e as cores das pipas eram mensagens transmitidas à distância entre destacamentos militares.
O inventor norte-americano Benjamin Franklin utilizou uma pipa para investigar e inventar o para-raios. Hoje, a pipa mantém a sua popularidade entre crianças de todas as culturas.
O esporte
A paixão pelo esporte de empinar pipas está fortemente associada à infância das pessoas, quando os pais levavam seus filhos para brincar nos parques ou soltar pipa na beira mar, ou então nas brincadeiras na vizinhança. E mesmo depois de tornarem jovens ou adultos, a arte de construir e soltar uma pipa permanece em muitos corações. Mesmo em locais onde existem problemas sociais, como por exemplo, a pobreza extrema, crise humanitárias geradas por conflitos armados, destruição por desastres naturais, favelas, etc, é possível ver crianças brincando com suas pipas, alheios a todo tipo de negatividade.
Construção das Pipas
A forma de construção da pipa e o modelo da pipa variam consideravelmente de acordo com a cultura local, a cidade, estado e até mesmo o país. No Brasil, por ser um país de dimensões continentais e com uma população composta de diferentes origens, as pipas tem diferentes nomes e formatos, e são construídas com diferentes materiais.
Tipos de pipas
Suru — pipa que não tem rabiola e também em sua fabricação só utiliza duas taletas (varetas) em forma de cruz e é totalmente encapada.
Raia — não utiliza rabiola e tem formato de losango.
Cafifa — espécie de raia, muito parecido com a pipa.
Peixinho — raia pequena com rabiola
Capucheta — pipa feita de uma única folha de jornal e sem varetas; a rabiola também é feita de jornal. Com algumas dobraduras e com a linha amarrada nos dois lados da dobradura, formando um triângulo, ou delta, ao centro por onde é empinado.
Pipa Gigante –
Funcionamento
A pipa (Português brasileiro) ou papagaio (Português europeu), também chamada de pandorga ou raia, é um brinquedo que voa baseado na oposição entre a força do vento e a da corda segurada pelo operador.
É composta de papel que tem a função de asa, sustentando o brinquedo. Conforme o modelo pode contar com uma rabiola que pode ser de sacola, que é um adereço preso na parte inferior para proporcionar estabilidade, aerodinâmica e equilíbrio.
É um dos brinquedos mais utilizados por crianças, adolescentes e até adultos. Na maioria das vezes, não há um local apropriado para a prática desta brincadeira.
Manobras
Uma vez lançadas ao vento, as pipas funcionam de modo relativamente similar, subindo rapidamente na corrente de ar até alcançarem grande altitude e pairarem suavemente próximo das nuvens. Cada operador possui seu estilo próprio ou técnica de operar a pipa, e podem realizar manobras radicais para melhorar seu desempenho ou então tentar derrubar outras pipas na vizinhança.
As pipas gigantes tem objetivo principal de encantar com suas cores, formas e tamanho, e não são usadas em enfrentamentos. Sua altitude de voo é bem inferior às pipas tradicionais, de proporções bem inferiores.
Cerol
O cerol é uma mistura cortante de pó de vidro e cola de madeira utilizada na linha da pipa com o objetivo de cortar a linha de outra pipa oponente. Acidentes fatais relacionado com o cerol ocorrem em áreas onde existe a prática com aeronaves, pedestres, ciclistas, motociclistas e paraquedistas que eventualmente tenham contato com a linha.
Essa prática é expressamente proibida no Brasil.
Nomes em outros idiomas
Cerf Volant (Francês): origem China (Serp Volant = Serpente Voadora)
Italiano: Aquilone
Holandês: Vlieger
Alemão: Drachen
Espanhol: Cometa
Português (Portugal): Papagaio
Festivais de pipa no mundo
Berck-sur-Mer sur la côte d’Opale
Bray Dunes à Mers-les-Bains,
Dieppe
Narbonne plage
Scheveningen Kite Festival
Kite Festival Valkenswaard 2022
Kite Festival on Callantsoog Beach
Artevento Cervia
Ferrara: International Kite Festival
The Rimini Kite Festival
Color The Sky- Kite Festival | Together in Tuscany and Umbria
Drachenfest – Berlin
Autumn Kite Festival in Travemünde
The 2021 Hsinchu City International Kite Festival
annual kite festival at Marina Barrage
Países Participantes
França, Alemanha, Holanda, Itália, Singapura, China, Colômbia, Portugal, Espanha e Argentina.
Oficina
Durante o evento serão realizadas diversas oficinas de construção de pipas, onde qualquer pessoa pode aprender as técnicas de construção desses gigantes alados.
Loja
A partir desse primeiro teremos a loja virtual com produtos e componentes disponíveis para esse esporte.
Grupos e entidades organizadoras
Durante a organização do evento, e posteriormente a sua realização, será composta uma associação com os diversos grupos participantes, entidades organizadoras e admiradores desse esporte com o objetivo de divulgar a atividade em âmbito nacional e internacional, e assim permitir a comunicação em tempo real para sanar dúvidas, trocar ideias e manter-se informado sobre a organização dos próximos eventos no Brasil e no mundo.
Projetos sociais:
Introdução nas escolas (união de classes sociais)
Licenciamento de pipas por artistas e posterior venda para doação a entidades carentes
Regulamentação da atividade
Criação e divulgação de livros, revista e vasto material sobre o assunto.
Data: À Definir
Local: À Definir (sujeito a confirmação)
Entrada: Gratuita
Organização: www.beautifulbrazil.com.br / www.r-sky.com
Imagens e Vídeos: www.r-sky.com
0 comentários