“Os modernos recursos visuais artísticos irão facilitar que as pessoas entendam mais facilmente as variações que aconteceram num determinado tempo e espaço, e a respectiva abundância de espécies. As mudanças bruscas de temperatura e suas consequências estão apresentadas em formato atraente e acessível a todos”, avalia a oceanógrafa Flávia Guebert, coordenadora geral do Projeto Coral Vivo, patrocinado pela Petrobras por meio do Programa Petrobras Socioambiental. O destaque é o ano de 2019, quando houve aumento de temperatura da água pelo fenômeno climático El Niño, e 90% das colônias de coral-de-fogo (Millepora alcicornis) morreram.
Esse fato é entendido por meio de um comparativo visual artístico, com ilustrações tridimensionais. Em uma análise visual através do tempo será possível observar a temperatura ficando mais elevada e o número de colônias de coral-de-fogo reduzindo. Após o período de estresse térmico, é possível observar a resiliência da espécie com a recuperação de algumas colônias em um curto período de tempo. Essa representação de realidade em 3D é chamada de diorama, e o público poderá visualizar os dados do recife escolhido em diferentes ângulos. As ilustrações são de autoria da designer Renata Amoedo, que atua no LabVis – Laboratório de Visualidade e Visualização, da professora Doris Kosminsky.
Nessa seção Visualização de Dados, no site www.coralvivo.org.br, estão representados dois tipos de monitoramento. Um é o monitoramento ambiental sistemático realizado exclusivamente pela equipe do Projeto Coral Vivo entre 2018 e 2020. Nele, foram fotografadas sempre as mesmas áreas num espaço de 5 metros, e anotados inúmeros dados científicos desses três recifes: Araripe, Mucugê e Parque Natural Municipal do Recife de Fora. O outro é o monitoramento Reef Check Brasil, que integra o Programa de Monitoramentos de Recifes de Coral das Nações Unidas, baseado na participação comunitária, e está disponível a maioria dos dados coletados entre 2007 e 2020, do Recife de Fora.
Você pode acessar agora mesmo essa novidade pelo: http://coralvivo.org.br/pesquisa-e-educacao/datavis
Informações para a imprensa: Influência Comunicação
Mercia Ribeiro – 21.98115-4109 – merciaribeiroanselmo@gmail.com