Instituto Arara Azul

Floresta Nacional de Lorena
19 de março de 2020
Publicações
19 de março de 2020
Mostrar tudo

Instituto Arara Azul

(Foto por: PPPubli/Instituto Arara Azul)

O INSTITUTO ARARA AZUL

Criado em 2003, o Instituto Arara Azul, localizado no Pantanal sul-mato-grossense, promove a conservação da arara-azul, da biodiversidade e do Pantanal como um todo, por meio do envolvimento e da conscientização das pessoas para a utilização racional dos recursos naturais.o instituto

O Instituto é uma sociedade civil de direito privado, para fins não econômicos, com autonomia administrativa e financeira.

O Projeto Arara Azul estuda a biologia e relações ecológicas da arara-azul-grande, realiza o manejo e promove a conservação da arara-azul em seu ambiente natural. O Projeto estuda a biologia reprodutiva das araras-vermelhas, tucanos, gaviões, corujas, pato-do-mato e outras espécies que coabitam com a arara-azul no Pantanal. Também compreende o acompanhamento das araras na natureza, o monitoramento de ninhos naturais e artificiais, numa área de mais de 400 mil hectares, além do trabalho de conservação da espécie, em conjunto com proprietários locais. Ao todo, são monitorados 615 ninhos, em 57 fazendas, e 5 mil aves, no Pantanal mato-grossense.

 

MISSÃO

Promover a conservação da biodiversidade, buscando a utilização racional dos recursos naturais e melhoria da qualidade de vida.

 

O INSTITUTO

O INSTITUTO ARARA AZUL, é uma organização não governamental, de direito privado e sem fins econômicos, tendo como principal finalidade, a promoção da conservação ambiental. O Instituto vem desenvolvendo projetos, de proteção ambiental, com este objetivo, como o Projeto Arara Azul, desenvolvido há 26 anos no Pantanal, mantendo as populações viáveis de araras azuis (Anodorhynchus hyacinthinus), a médio e longo prazo em vida livre no seu ambiente natural, assim como outros projetos que os convidamos a conhecer.

Sua visão de futuro é a de “Ser referência em conservação da natureza!”.

Atualmente o Instituto Arara Azul vêm desenvolvendo vários Projetos, além do seu principal projeto, o Arara Azul, desenvolve o projeto Aves Urbanas – Araras na Cidade, projeto Monitoramento da Ocupação de Cavidades no Pantanal, projeto de Avaliação da perda de habitat no Pantanal, Projeto Promovendo casa/caixas para araras-vermelhas em Bonito, Projeto Monitoramento de ninhos naturais e artificiais no Pantanal de Mato Grosso, Projeto Biologia reprodutiva da Maracanã, Projeto Psitacídeos em áreas verdes em Campo Grande, outros de caráter associado e em parceria como o projeto de Genética e biologia molecular das grandes araras com a USP, projeto Quiropterofauna (Morcegos) associada aos ninhos de arara azul no Pantanal, entre outros, mais esporádicos ou pontuais.

Em Campo Grande, desde novembro de 2013, o Instituto Arara Azul conta com um Centro de Sustentabilidade, cuja construção foi doada pela Fundação Toyota do Brasil, com o objetivo de implementar alternativas de fomento à sustentabilidade ao Instituto Arara Azul e seus Projetos.

Dentre as principais ações que vem complementando os recursos necessários para a execução dos projetos do Instituto Arara Azul, está a Campanha “Adote um Ninho” do Projeto Arara Azul; o Turismo de Observação das Araras na Cidade e no Pantanal e a Política de Patrocínio, através de doações de pessoas Físicas e Jurídicas com diferentes ofertas aos seus patrocinadores.

 

FONTE SITE OFICIAL INSTITUTO ARARA AZUL. Projeto Arara Azul – Biologia, Manejo e Conservação. Disponível em https://www.institutoararaazul.org.br/ Acesso em 08 de Junho de 2020.
GUEDES, NMR, 2015. Projeto Arara Azul – Biologia, Manejo e Conservação. Instituto Arara Azul, Site. Campo Grande, MS, 112p.
Informações e Fotos por: PPPubli/Instituto Arara Azul

 

SAIBA MAIS

 

 

Gostaria de juntar-se a Beautiful Brazil e ajudar a divulgar as belezas de nosso pais?
Entre em contato (CLICANDO AQUI!)

 

Os comentários estão encerrados.